Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa
Dicionário QUEM É QUEM NA MUSEOLOGIA PORTUGUESA
A Casa-Museu participou neste projeto com uma entrada sobre António de Medeiros e Almeida (1895-1986), figura incontornável da museologia portuguesa enquanto colecionador e fundador de uma instituição museológica que doou ao seu país.
Lançamento do Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa (1ª edição)
28 de março de 2019, 18h
Palácio Nacional da Ajuda, Sala D. João VI
Leia aqui a entrada António de Medeiros e Almeida
Descarregue aqui o Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa
“Este projeto tem como objetivo fundamental facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas.
Visa, ainda, contribuir para uma maior compreensão da história dos museus e da museologia. Enquadrado na tipologia de IHA SEED projects, uma das linhas estruturais estratégicas do IHA, aposta nas vantagens da publicação em formato online em acesso aberto.
O primeiro volume do Dicionário é dedicado a personalidades da Museologia Portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960.
No passado dia 22 de fevereiro, foi formalizado um acordo de colaboração entre a DGPC e o IHA/NOVA FCSH, assegurando a continuidade da 2ª fase deste projecto. Como objectivo principal, destaca-se a preparação e planeamento do segundo volume do Dicionário, que incidirá sobre personalidades da Museologia Portuguesa desde os anos 1960 até à atualidade. Este novo volume estará disponível até ao final do ano.
Coordenação Científica e Editorial
Emília Ferreira (MNAC‑MC; IHA/NOVA FCSH)
Joana d’Oliva Monteiro (IHA/NOVA FCSH)
Raquel Henriques da Silva (IHA/NOVA FCSH)”
Bibliografia: