Lançamento do CD “Fantasie” – Joana Amorim
A Casa-Museu Medeiros e Almeida tem o prazer de anunciar o lançamento do CD Fantasie de Joana Amorim
G. Ph. Telemann: 12 fantasias for Flute Solo
Sexta-feira – 10 de dezembro
18h30
Apresentado por Fernando Miguel Jalôto
Sala do Lago – rua Mouzinho da Silveira, nº6
Entrada livre
* Obrigatória a apresentação de certificado digital
Fantasie
Um compositor como Georg Philipp Telemann (Magdeburgo, 18611 – Hamburgo, 1767) dispensa apresentações, assim como, as suas doze Fantasias para Flauta solo TWV 40:2-13. Estas contam-se, seguramente, entre as suas obras mais frequentemente interpretadas e gravadas, desde a redescoberta do seu extenso e incomparável legado. Mencionar a “extensão” da obra de Telemann, ou referi-lo como “o mais prolífico” compositor do seu tempo, são já lugares comuns.
…
Joana Amorim é uma flautista portuguesa que toca regularmente diferentes traversos históricos, que vão do início do século XVI ao início do século XIX, assim como Flauta de Bisel. O seu interesse pela música e cultura do subcontinente indiano levaram-na a estudar também Bansuri.
Joana Amorim graduou-se em Traverso com o Professor Barthold Kuijken, no Conservatório Real de Haia (Holanda) e com a Professora Linde Brunmayer na Hochschule für Musik em Trossingen (Alemanha), e em Flauta de Bisel , em Haia, com o Professor Ricardo Kanji. Obteve o Diploma de Mestrado em Traverso com o Professor Marc Hantaï na Universidade de Aveiro (Portugal).
É fundadora do grupo Ludovice Ensemble, tocando regularmente também com outros grupos de música antiga, como, por exemplo, o Divino Sospiro. Já tocou sob a direcção de diversos maestros, tais como: Lawrence Cummings, Harry Christophers, Howard Hazel, Christian Curnyn, Enrico Onofri, Philippe Pierlot, Masaaki Suzuki, Vasco Negreiros, Timothy Henty entre outros.
A sua atividade pedagógica, como professora de Flauta de Bisel e Traverso na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, levou-a a publicar um método de Flauta de Bisel e a criar vários espetáculos infantis.
Para além da sua atividade musical, gosta de andar a cavalo, de fazer mergulho, de ler livros, de viajar e de caminhar na natureza.
In: CD Fantasie