Congresso Internacional Res Sinicae “Cousas da China”. Sécs. XVI-XVIII
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – 19 Maio (5ª feira)
Palácio Nacional da Ajuda – 20 Maio (6ª feira)
Brotéria – 21 de Maio (sábado)
Participação gratuita mediante inscrição prévia em ressinicae@gmail.com
O Museu Medeiros e Almeida participa no congresso com uma comunicação intitulada: ” Escrita na pedra é eterna”, que aborda uma capa de livro em jade (placa), gravada com carateres em ouro, pertencente à coleção de arte chinesa do acervo.
A comunicação terá lugar no Palácio Nacional da Ajuda, na 6ª feira dia 20 sendo proferida pela diretora, Maria Mayer.
As sessões dos três dias do Congresso serão transmitidas via Zoom e os respectivos links serão remetidos a quem se inscrever previamente no endereço de email: ressinicae@gmail.com
A participação é gratuita.
Este encontro científico, reúne um conjunto alargado de especialistas, portugueses e estrangeiros, em relações interculturais entre a Europa e a China Ming-Qing. Com este evento assinala-se o final do projecto Res Sinicae. Base digital de fontes documentais em latim e em português sobre a China (séculos XVI – XVIII). Levantamento, edição, tradução e estudos [PTDC/LLT-OUT /31941/2017].
Partindo-se de uma conferência que problematiza a contribuição portuguesa para a Sinologia, ao longo de três dias serão apresentadas comunicações que versam temas diversos relacionados com os núcleos documentais do projecto Res Sinicae, as questões culturais, diplomáticas, linguísticas, artísticas e científicas ligadas às missões jesuítas da Ásia Oriental, assim como o desafio da tradução de Clássicos chineses e de produção de textos latinos sobre a China.
Para PROGRAMA e mais informações, consulte AQUI a página do Congresso / Versão INGLÊS – EN
NOTA: O cartaz do congresso foi desenvolvido com um pormenor do biombo Coromandel da coleçao de arte chinesa do Museu Medeiros e Almeida
Biombo Coromandel (6 folhas) – mercado interno
China, Dinastia Qing, 28º ano de Kangxi – 1689
Madeira, gesso, laca, metal
Alt. 296 x Larg. 49,8 cm (folha)
Proveniência: Adquirido a John Sparks Ltd. Chinese Works of Art, 128, Mount St., Londres, Agosto 1945
FMA 500 – 233 MOB