Lançamento do livro: “Música en las cortes ibéricas (1700-1834): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder”

Lançamento do livro: “Música en las cortes ibéricas (1700-1834): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder”

21 de maio, 18h

Museu Medeiros e Almeida
Rua Rosa Araújo, 41
Entrada livre

Apresentação da obra por Maria João Albuquerque e Pedro Urbano
Momento musical por Fernando Miguel Jalôto, cravo

 

O Museu Medeiros e Almeida associa-se ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) para o lançamento do livro coletivo Música en las cortes ibéricas (1700-1834): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder, co-editado por Cristina Fernandes, investigadora integrada do INET-md e coordenadora do Grupo de Investigação de Estudos Históricos e Culturais em Música, em parceria com Judith Ortega, investigadora da Universidade Complutense de Madrid e colaboradora do mesmo grupo.

O livro, publicado pela Sociedad Española de Musicologia, será apresentado pelo historiador Pedro Urbano (IHC) e pela bibliotecária e musicóloga Maria João Albuquerque (INET-md). A acrescentar à sessão, Fernando Miguel Jalôto, investigador do INET-md que também participou no livro enquanto autor de um dos capítulos, assegurará um momento de interpretação musical em cravo.

Lançamento - Música en las cortes ibéricas - CARTAZ

Sinopse

A música foi uma componente fundamental da cultura de corte durante o Antigo Regime e constitui um campo de estudo de grande importância histórica, quer como forma de representação política e expressão religiosa, quer como factor de distinção ou como prática de sociabilidade, deleite e entretenimento. Este livro pretende ser um espaço de intercâmbio de investigações acerca da música de corte e das artes do espectáculo na esfera ibérica e contribuir para promover o diálogo entre investigadores de Espanha e Portugal. As relações estreitas entre os dois reinos deram origem a vários tipos de intercâmbios, tanto de músicos como de repertórios e práticas musicais. A celebração de vários casamentos ao longo dos séculos XVIII e XIX entre infantes de ambas as casas reais serviu para reforçar os laços entre as monarquias ibéricas. A música desempenhou um papel fundamental nestas cerimónias e contribuiu para a divulgação de determinados copositores e géneros musicais. O conteúdo do livro encontra-se organizado em quatro secções, respectivamente dedicadas à música dramática, aspecto fundamental da representação do poder; à música religiosa, ligada à actividade das capelas reais e determinada pelo rigor do cerimonial litúrgico; à música no contexto da Real Câmara; e ao estudo da dança histórica, tanto no plano teatral como social. Propõe-se uma visão abrangente que considera a música não só no âmbito da realeza, mas também através da extensão de práticas e modelos originários da corte a outros domínios da sociedade e em estreita relação com outras artes.

Além da introdução, assinada pelas editoras, neste livro encontram-se vários os contributos de investigadores e investigadoras do INET-md:

Pedro Castro | “D’alma tua trare un imago”: A representação da realeza nas obras dramático-musicais no tempo de D. Maria I

Sara Braga Simões | “Bella, e agradável Muzica” no Paço da Ajuda e em Madrid: Novos dados sobre obras compostas para o duplo casamento real de 1785

Fernando Miguel Jalôto | Antonio Tedeschi, cantor e compositor da Real Capela de Nossa Senhora da Ajuda (1755-1770)

Cristina Fernandes | Te Deum nas cerimóias dinásticas da segunda metade do século XVIII

Diana Vinagre | O repertório com fagotes e violoncelos obrigados nas Capelas Reais da corte portuguesa no limiar do século XIX

 

Destacam-se também os capítulos escritos por investigadoras colaboradoras do GI Estudos Históricos e Culturais em Música:

Judith Ortega | La dirección musical de la Real Cámara durante el reinado de Fernando VII (1814-1833): gestión, composición e interpretación

Vanda de Sá | Práticas musicais na corte: A figura feminina como modelo para a prepetuação da “ilusão dos salões”

Raquel da Silva Aranha | Antonio, Luigi e Lorenzo Lacombra: dos entreatos de ópera em Portugal e Espanha para os palcos da América Portugueza oitocentista

 

O volume conta ainda com importantes contributos de autores ligados a outras instituições de ensino e investigação de Portugal e Espanha:  Carlos González Ludeña, Teresa Casanova Sánchez de Vega, David Cranmer, Luis López Morillo, Luis López Ruiz, Sara Erro Saavedra, Lluís Bertran, Diana Campóo Schelotto, Catarina Costa e Silva e Alexandra Canaveira de Campos (ver índice).