Lançamento do livro: “Música en las cortes ibéricas (1700-1834): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder”
21 de maio, 18h
Museu Medeiros e Almeida
Rua Rosa Araújo, 41
Entrada livre
Apresentação da obra por Maria João Albuquerque e Pedro Urbano
Momento musical por Fernando Miguel Jalôto, cravo
O Museu Medeiros e Almeida associa-se ao Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) para o lançamento do livro coletivo Música en las cortes ibéricas (1700-1834): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder, co-editado por Cristina Fernandes, investigadora integrada do INET-md e coordenadora do Grupo de Investigação de Estudos Históricos e Culturais em Música, em parceria com Judith Ortega, investigadora da Universidade Complutense de Madrid e colaboradora do mesmo grupo.
O livro, publicado pela Sociedad Española de Musicologia, será apresentado pelo historiador Pedro Urbano (IHC) e pela bibliotecária e musicóloga Maria João Albuquerque (INET-md). A acrescentar à sessão, Fernando Miguel Jalôto, investigador do INET-md que também participou no livro enquanto autor de um dos capítulos, assegurará um momento de interpretação musical em cravo.
Sinopse
Além da introdução, assinada pelas editoras, neste livro encontram-se vários os contributos de investigadores e investigadoras do INET-md:
Pedro Castro | “D’alma tua trare un imago”: A representação da realeza nas obras dramático-musicais no tempo de D. Maria I
Sara Braga Simões | “Bella, e agradável Muzica” no Paço da Ajuda e em Madrid: Novos dados sobre obras compostas para o duplo casamento real de 1785
Fernando Miguel Jalôto | Antonio Tedeschi, cantor e compositor da Real Capela de Nossa Senhora da Ajuda (1755-1770)
Cristina Fernandes | Te Deum nas cerimóias dinásticas da segunda metade do século XVIII
Diana Vinagre | O repertório com fagotes e violoncelos obrigados nas Capelas Reais da corte portuguesa no limiar do século XIX
Destacam-se também os capítulos escritos por investigadoras colaboradoras do GI Estudos Históricos e Culturais em Música:
Judith Ortega | La dirección musical de la Real Cámara durante el reinado de Fernando VII (1814-1833): gestión, composición e interpretación
Vanda de Sá | Práticas musicais na corte: A figura feminina como modelo para a prepetuação da “ilusão dos salões”
Raquel da Silva Aranha | Antonio, Luigi e Lorenzo Lacombra: dos entreatos de ópera em Portugal e Espanha para os palcos da América Portugueza oitocentista
O volume conta ainda com importantes contributos de autores ligados a outras instituições de ensino e investigação de Portugal e Espanha: Carlos González Ludeña, Teresa Casanova Sánchez de Vega, David Cranmer, Luis López Morillo, Luis López Ruiz, Sara Erro Saavedra, Lluís Bertran, Diana Campóo Schelotto, Catarina Costa e Silva e Alexandra Canaveira de Campos (ver índice).