Luís de Camões

O POETA QUE CANTOU PORTUGAL

No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões (1524–1580) o Museu Medeiros e Almeida dá a conhecer um pequeno núcleo de peças, maioritariamente em reserva, relacionado com o poeta.

Expõem-se duas edições d’Os Lusíadas, obra maior do poeta e da literatura portuguesa: um exemplar da primeira edição em inglês; e outra, manuscrita por diferentes mãos, comemorativa do 4º centenário da chegada de Vasco da Gama à Índia em 1498.

Desenhado por Lima de Freitas, um conjunto de pratos de porcelana da Fábrica Vista Alegre, encomendado em 1980, aquando do 4º centenário da morte do poeta, ilustra alguns dos seus versos. Igualmente desta manufatura, da sua produção inicial, apresentam-se os copos em vidro com a efígie de Luís de Camões.

D. Amélia, rainha de Portugal e exímia desenhadora, revela-nos os seus dotes artísticos através de debuxos e aguarelas inspiradas, também, em alguns dos Cantos d’Os Lusíadas.

Assinalamos assim, este ano, esta efeméride alusiva a uma das mais importantes figuras da literatura e história de Portugal.

Horário: segunda-feira a sábado, 10-17h
Acesso incluído no bilhete de entrada no museu

Camões