InArt2024

International Conference on Innovation in Art Research and Technology

Oslo, 4 a 7 de junho de 2024

Prosseguem os estudos técnicos do Projeto Exploratório IN2PAST 2023/24, do qual somos parceiros: “The Materials and Techniques of Jan van Goyen: A Technical Study of Eight Small Paintings”. Este mês, participámos na 6ª Conferência Internacional sobre Inovação em Investigação e Tecnologia na Arte, em Oslo, com a apresentação:

Unlocking van Goyen´s panels– Sara Valadas*, Vanessa Antunes*, Alexandra Lauw, António Candeias*, Dóris Santos, Patrícia Telles, Maria Mayer*, com a participação especial de Peter Vandenabeele.

Este projeto de investigação foca-se na análise de oito pinturas de Jan van Goyen (1596-1656), célebre pintor de paisagens holandês do século XVII, da coleção do Museu Medeiros e Almeida. O projeto tem como objetivo estudar os métodos de trabalho do artista, os materiais e o seu contexto histórico, através da análise técnica das pinturas, incluindo a análise de pigmentos, camadas preparatórias e dendrocronologia. Para além disso, o projeto procura identificar os painéis de madeira utilizados pela oficina de van Goyen, as técnicas de montagem empregues e a sua datação.

No Nasjonalmuseet, em Oslo, esta equipa conduziu análises laboratoriais para a produção de um estudo científico e histórico-artístico de duas pinturas desta coleção, atribuídas a Jan van Goyen.
inArt2024