Conservação e Restauro – John Hoppner

Decorre no museu uma intervenção de conservação e restauro do nosso retrato de Catherine Haughton Fitzroy (1773 -1808), da autoria de John Hoppner (1758-1810).

Proposta de Intervenção:

• Testes de limpeza, humidade e temperatura, para encontrar a solução ideal para a remoção das sujidades depositadas e os materiais adequados a todas as fases da intervenção;
  • Remoção do verniz atual;
  • Aplicação de estuque conforme necessário;
  • Nivelamento das massas aplicadas;
  • Reintegração cromática da policromia e dos repintes removidos;
  • Aplicação de um verniz final.

Proposta de Intervenção para a Moldura:

• Fixação da talha dourada;
  • Remoção de sujidades no douramento;
  • Molde para execução de ornato em falta;
  • Aplicação e nivelamento de estuque nas lacunas;
  • Reintegração cromática do douramento;
  • Aplicação de cera para proteção.
John Hoppner, Mrs William Fitzroy FMA 74 - Museu Medeiros e Almeida @PMora

Retrato de Mrs. William Fitzroy. John Hoppner
 (1758-1810). Inglaterra, 1780. Óleo sobre tela. Museu Medeiros e Almeida, FMA 74.

Todas as intervenções seguirão o Princípio de Intervenção Mínima, salvaguardando a obra de arte e respeitando a sua unicidade e a sua idade histórica. Serão utilizados materiais e técnicas de acordo com os princípios da E.C.C.O. (European Confederation of Conservator-Restorers’ Organisation), garantindo reversibilidade e compatibilidade com os materiais originais.

Equipa Técnica: Studio Conservazione Arte – Mónica Queiroz e Giovanna Dré.

Venha acompanhar de perto esta fascinante campanha de preservação de uma das peças da nossa coleção!