Bolsas de Estudo 2024/25

Fundação Medeiros e Almeida

Ano Letivo de 2024/2025

Estão abertas as candidaturas para estudantes açorianos, ou filhos de pais açorianos e residentes na Região Autónoma dos Açores há mais de cinco anos, que frequentem cursos universitários relacionados com Arte.

Estas bolsas destinam-se a estudantes a partir do 2º ano do 1º ciclo de estudos (licenciatura), a alunos do 2º ciclo (pós-graduações e mestrados) e/ou do 3º ciclo de estudos (doutoramento).

REGULAMENTO E CANDIDATURA

Candidaturas abertas de 1 de agosto a 30 de setembro!

TESTEMUNHOS

Andreia Correia

ANDREIA CORREIA

“A bolsa de estudos da Fundação Medeiros e Almeida representou para mim, como açoriana, a possibilidade de integrar-me noutro contexto cultural, permitindo-me explorar e criar a partir das minhas raízes.

Devo a esta bolsa o meu crescimento artístico durante a licenciatura em Belas Artes da Universidade do Porto: tive oportunidades para visitar museus e estudar pessoalmente as obras de arte que tanto admiro e que tanto me inspiram. O percurso proporcionado pela bolsa resultou na minha aceitação para importantes estágios dentro do programa Erasmus+.

Os recursos viabilizaram liberdade de criação e a exploração de outras formas de expressão artística, como o vidro, o têxtil e a fotografia. Isto fomentou o meu desenvolvimento pessoal e artístico. Repercutiu na minha criatividade e produtividade. Acima de tudo, permitiu-me sonhar, criar.”

Carolina Alves

CAROLINA ALVES

“O meu nome é Carolina e fui bolseira da Fundação Medeiros e Almeida ao longo de quatro anos, o que me permitiu concluir uma licenciatura e um mestrado.

Tive conhecimento da existência destas bolsas ainda na escola, através de uma professora do ensino artístico, que as mencionou.

Após a finalização deste ciclo de estudos, continuarei a procurar novas aprendizagens e novos cursos que me permitam sempre conhecer mais.

Um eterno obrigada a todos os que permitiram que este caminho fosse realizado.”

Júlia Nunes

JÚLIA NUNES

“Sou a Júlia Nunes, aluna do terceiro ano de licenciatura em Violino na Universidade de Évora. No meu segundo ano, candidatei-me à bolsa da Fundação Medeiros e Almeida, que apostou em mim nestes últimos dois anos consecutivos.
Com esta bolsa, consegui um grande apoio para os meus estudos, mas principalmente para a aquisição do meu instrumento de trabalho. Tendo em conta o nível de exigência do repertório que estou a estudar, é necessário ter ferramentas de trabalho que consigam acompanhar este percurso. Para isto, o papel da FMA foi essencial para a oportunidade de escolher um violino e arco com que me identificasse e que me está a ajudar a evoluir e sei que me vai acompanhar durante muitos anos na minha vida profissional.
No próximo ano, visto que fiquei colocada em Mestrado, pretendo voltar a candidatar-me e a utilizar esse apoio para investir nos estudos e materiais necessários, como estágios, masterclasses, cordas, partituras, etc.
Também gostava de referir o quão bem fui acolhida. Foi um gosto conhecer o Museu e algumas pessoas que la trabalham que me deixaram muito à vontade e demonstraram muito carinho, nomeadamente as senhoras Maria Mayer, Rita Cortez e Maria Lourenço. Mais uma vez, agradeço todo o apoio e oportunidade que me deram de pisar palcos com um violino que era um sonho e tornou-se realidade. Muito obrigada!”