EVELYN KAHN – IMPROVÁVEL

Exposição de fotografia no Museu Medeiros e Almeida

10 de outubro – 9 de novembro 2024

Rua Mouzinho da Silveira, 4. Lisboa
Segunda a sábado, 10h – 17h (última entrada às 16h30)
Entrada livre

A exposição individual da fotógrafa Evelyn Kahn, intitulada “IMPROVÁVEL”, conta com a curadoria de Rita Lougares e é composta por 41 fotografias nunca antes expostas. A mostra assenta no diálogo entre imagens feitas em tempos e lugares diferentes que, de um modo inesperado, se harmonizam e complementam. Detalhes, texturas, formas, reflexos e cores entrelaçam-se, estabelecendo ligações improváveis entre diferentes mundos, criando uma tapeçaria visual, ao mesmo tempo mágica e poderosa.

A exposição será também uma oportunidade para aprofundar o tema da improbabilidade, desafiando a nossa própria reflexão sobre o improvável, através do contributo escrito de personalidades das mais diversas áreas, como a arquitetura, a ciência ou a cultura.

A fotografia de Evelyn Kahn é um convite para vermos o mundo, seja na essência do que nele é visível, seja no que está oculto. O seu trabalho desafia a desacelerar e a perceber a beleza nos detalhes que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia. A capacidade para eternizar momentos confere à sua obra um apelo universal, atraindo um público diversificado.

EvelynKahn-Quadrado-Web

Sobre Evelyn Kahn

Nascida em Lisboa, filha de pais alemães, Evelyn Kahn é formada em Design de Interiores pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (1964-1967) e pós-graduada pela Inchbald School of Design, em Londres (1969). Na sua vida, a fotografia revelou-se muito cedo como uma grande paixão, mas só numa idade mais madura decidiu aprofundar esta arte com um curso no Ar.Co (1998-2001).

No texto de abertura da sua exposição individual “Impressões”, em 2013 na Giefarte, a galeria de Maria da Graça Carmona e Costa, o historiador José Sarmento de Matos escreveu: “Estas fotografias da Evelyn (…) resultam dessa ânsia de agarrar a dimensão efémera que a passagem do olhar vislumbra nos detalhes impressivos surgidos sem pré-aviso (…)”. Já em 2016, na exposição “Aquablues” na Pequena Galeria, a escritora Leonor Xavier considerava que “No trabalho de Evelyn Kahn, a imagem é matéria-prima, o olhar é arte, a câmara é cúmplice na precisão dos dedos que seguram o instante.”

No âmbito do seu trabalho fotográfico, participou em diversos projetos com instituições, como a Fundação Champalimaud, a Companhia Olga Roriz e vários grupos hoteleiros (Tivoli, PHC e Vila Sol), tendo colaborado mais de 15 anos com a ConVida (guias de Lisboa e Porto). Obras suas foram, também, exibidas em exposições coletivas, nomeadamente na Fidelidade Arte, na Livraria Palavra do Viajante e na Casa Decor. Fotografias suas integram coleções de arte particulares em Portugal e no estrangeiro.

Nascida numa era anterior à das redes sociais, a fotógrafa alimenta diariamente a sua conta de Instagram (@EvelynKahnPhoto), canal que tão bem soube adotar, para partilhar o seu trabalho.

Vive e trabalha em Portugal.