5º Encontro Nacional de Investigadores/as do IN2PAST

5º Encontro Nacional de Investigadores/as do IN2PAST

22 a 25 de janeiro de 2025 | Universidade do Minho, Braga

O projeto exploratório do In2Past – Laboratório Associado, “Os Materiais e as Técnicas de Jan van Goyen: Um Estudo Técnico de Oito Pequenas Pinturas”, do qual somos parceiros, participa no 5º Encontro Nacional de Investigadores/as do IN2PAST.

Os Encontros Nacionais de Investigadores/as do IN2PAST têm por finalidade promover o cruzamento de saberes científicos e o diálogo entre práticas de preservação, conhecimento e configuração do passado, constituindo o fórum de referência e de excelência para a partilha da investigação desenvolvida no âmbito das cinco linhas temáticas (LT) do Laboratório Associado:

LT1 | Ciência e Tecnologia para o Património Cultural
LT2 | Paisagem, Territórios e Património Cultural
LT3 | Museus, Monumentos e suas Coleções
LT4 | Arquivos, da Preservação Preventiva à Digitalização
LT5 | Circulações Culturais, Políticas Públicas de Memória e Cidadania Inclusiva

É igualmente o espaço privilegiado para a construção de novas formas de investigação e inovação, bem como de potenciação do conhecimento e colaborações entre os investigadores/as que integram o IN2PAST.

 

O projeto exploratório “Os Materiais e as Técnicas de Jan van Goyen: Um Estudo Técnico de Oito Pequenas Pinturas” consiste no estudo técnico e material de um conjunto de oito pinturas atribuídas a Jan van Goyen, pertencentes à coleção do Museu Medeiros e Almeida, e que abrangem várias fases da atividade do artista, entre 1623 e 1652.

Este projeto resulta de uma colaboração entre o Laboratório HÉRCULES, CHAIA e IHA, unidades do Laboratório Associado IN2PAST, juntamente com o ARTIS-FLUL, IHA-NOVA-FCSH, 0 Museu Medeiros e Almeida e 0 CEF-ISA-UL, e tem como objetivo analisar a evolução da técnica de produção artística de Van Goyen ao longo da sua carreira. Para tal, foram utilizadas várias técnicas complementares de imagiologia (RIV, FIV, VIS, UV) e técnicas de análise química in-situ e laboratoriais (e.g. MA-XRF, EDXRF, MO, SEM-EDS). Paralelamente, o estudo dendrocronológico introduz uma nova abordagem comparativa que permite confrontar a data de execução das obras com a datação das madeiras dos suportes, contribuindo também para a expansão da base de dados dendrocronológicos em Portugal.
Os resultados serão divulgados através de um vídeo (produção IN2PAST), complementado por dados analíticos inovadores que, permitem traçar, pela primeira vez, a evolução técnica do artista.

Neste encontro, dar-se-ão a conhecer os resultados deste projeto exploratório através da apresentação de um póster:

Póster IN2PAST