Artigo: “The Palace of the Soul Serene”: Queen Catherine of Braganza and the Consumption of Tea in Stuart England (1662-1693)”
Partilhamos com muito gosto um artigo publicado pelo e-journal of Portuguese History, uma iniciativa conjunta bianual da Universidade de Brown (EUA) e da Universidade do Porto, onde a investigadora Doutora Susana Varela Flor discute o consumo de chá na época da rainha D. Catarina de Bragança, a época Stuart em Inglaterra, e onde referencia o retrato da monarca, pintado por John Riley, pertencente à coleção Medeiros e Almeida.
“The Palace of the Soul Serene”: Queen Catherine of Braganza and the Consumption of Tea in Stuart England (1662-1693)”
Endereço digital: e-journal of Portuguese History (brown.edu)e-journal of Portuguese History (brown.edu)
in: Management of Diversity in the Portuguese Empire, 1415-1974 – Part 1
Volume 19, nº 2, Dezembro 2021
Resumo: Em Portugal, quando se analisa a história do chá, associa-se de imediato à figura de D. Catarina de Bragança (1638-1705), pois o seu consumo parece ter sido uma das características mais diferenciadoras da história da Rainha de Inglaterra. Na primeira parte do texto iremos analisar quais as fontes primárias em que se baseia a historiografia para veicular a questão da introdução do chá em Inglaterra no tempo dos Stuart. De seguida, abordaremos a cultura de agasalho em Portugal e os hábitos alimentares. Por fim, suportados em documentação variada, explicaremos a forma como se foi associando o chá à Rainha de Inglaterra e a importância que a bebida adquiriu no seu quotidiano.
NOTA: A investigadora Susana Varela Flor foi ainda responsável pela atribuição da pintura a este autor no âmbito da sua tese de doutoramento: Aurum reginae or Queen-Gold : a iconografia de D. Catarina de Bragança entre Portugal e a Inglaterra de seiscentos
Tese de doutoramento, História (Arte Património e Restauro), Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2010
https://www.casa-museumedeirosealmeida.pt/pecas/catarina-de-braganca-john-riley/