Mesa-Secretária / Bureau-plat
Mesa-Secretária bureau-plat em carvalho, ébano, latão bronze, tartaruga e couro, adquirida em 1972 em Paris. Este modelo de secretária atribuído à oficina de André-Charles Boulle (1642-1723) apresenta a novidade de se apoiar apenas em quatro pernas, ao contrário do que até aí acontecia em que, o modelo predominante era sustentado por oito pernas – a designada mazarina.
Mesa-Secretária executada e decorada em marchetaria Boulle, (première partie – fundo escuro e de tartaruga e decoração em latão), datada de cerca 1720, apresentando, no entanto, alterações posteriores ao nível estrutural. Decoração de origem, de enrolamentos vegetalistas, feita em tartaruga sobre fundo de latão em painéis que revestem as abas e as pernas curvas da mesa. Profusão aplicação de elementos em bronze dourado (a mercúrio) intercalando cabeças de sátiro entre as gavetas, nos espelhos e nas pernas à laia de espagnolettes – esta tipologia de bronzes em cabeça de sátiro é a mais tardia deste atelier que fez sucessivamente enrolamentos vegetalistas, cabeças de mulher e depois cabeças de sátiros. A decoração inclui ainda os puxadores e os pés em forma de golfinho, o que poderá indiciar uma encomenda real para o Grande Delfim (Grand Dauphin) Louis (1661- 1711) filho de Luís XIV uma vez que, os objectos destinados aos Dauphins (nome dado aos herdeiros do Rei de França nas dinastias de Valois e Bourbon) possuíam este tipo de decoração, numa alusão direta ao título do seu proprietário.
Proveniência:
Terá pertencido às coleções reais francesas.
De acordo com as informações do antiquário, a secretária pertenceu à coleção dos Marqueses de Tayllerand. A sua filha casou com Henri de Castellane, e o seu filho Antoine de Castellane foi pai de Boni, Marquês de Castellane (1867-1932) o famoso dandy parisiense.
Pertenceu à colecção de Boni de Castellane, Palais Rose situado na Av. Foch, sua residência em Paris cuja arquitetura imitava o Petit Trianon;
O palácio foi ocupado durante a 2ª Guerra Mundial pela Gestapo;
A secretária foi adquirida por AMA à Galerie Maurice Chalom (21, Place Vêndome), Paris, em 19 de Abril de 1972, por cerca de 200.000 FFR
Ateliers Boulle
Séc. XVIII
França