“Mrs William Fitzroy” John Hoppner

“Mrs William Fitzroy” John Hoppner

John Hoppner pintor inglês de origem alemã, nascido em 1758 em Londres, tornou-se um dos mais famosos retratistas da época. A sua mãe, de origem alemã, era aia da rainha Charlotte mulher de Jorge III, o que lhe permitiu ter sido educado na corte, tendo frequentado a Royal Academy onde estudou pintura.

 

Designado como pintor oficial de retratos do príncipe de Gales em 1789, a sua predilecção, tal como de Gainsborough, era a realização de paisagens no entanto, como tinha habilidade para retratos, sendo este o tipo de pintura que mais vendia em Inglaterra neste período e que, constituía uma forma de sobrevivência dos pintores, teve que se dedicar a este género de pintura. Não só a corte pretendia então ser retratada mas também a aristocracia, urbana e provincial assim como, uma burguesia emergente fruto da revolução industrial que permitiu o acesso à pintura de todo um novo grupo de pessoas, que desta forma, pretendiam afirmar o seu novo status.

 

A partir de 1780, Hoppner exibe o seu trabalho na Royal Academy a qual integrou a partir de 1795 como académico. A sua pintura reflecte igualmente o gosto pelo colorido assim como a admiração (e imitação) por si reconhecida da pintura de Reynolds, competindo com ele na procura de pintura de retrato por parte da aristocracia inglesa, tendo-se destacado particularmente na representação de mulheres e crianças.

 

O retrato da Casa-Museu

O retrato  representa Catherine Haughton nascida em 1773 (filha de Sir Simon Clark) primeira mulher de William Fitzroy, tenente (filho do 1º barão de Southampton). Catherine casou-se em 1801 e morreu em 1808. Embora não datada, a realização da pintura deverá situar-se algures entre estas duas datas.

Como é característico da pintura de Hoppner, Catherine é apresentada a meio corpo sobre fundo liso escuro, contrastando assim com a frescura da sua figura de vestido claro e de rosto de tons rosados e cores vibrantes. Veste vestido branco com decote em V sob o qual, passa uma fita cor de malva com laço, por cima veste casaco verde com transparência nas mangas. O cabelo ondulado apanhado por fita de onde saem os caracóis, numa típica representação já de gosto Império.

 

Proveniência

A pintura pertenceu à retratada, Mrs. Fitzroy (c.1799-1808), e por sucessão ao viúvo, o tenente-generalWilliam Fitzroy. Permaneceu na família até ser vendida pelo bisneto da retratada, o Capitão Phillip Fitzwilliam Fitzroy RA (1870-1923), em Fevereiro de 1907.
De acordo com a documentação, pertenceu de seguida a duas outras coleções privadas, a de F.W. Sassoon, Esq. (17, Knightsbridge) de Londres e de  Albert Rofe, de Espanha após o que esteve à venda na Galeria Wildenstein de Paris.
O retrato foi adquirido por Medeiros e Almeida na Asprey & Company, Ltd. (Bond Street), em Londres, a 10 de Dezembro de 1971, por £ 3.690.

A Casa-Museu Medeiros e Almeida agradece a generosa colaboração na confirmação da atribuição disponibilizada pelo historiador da arte Alex Kidson da Romney Society.

 

Cristina Carvalho

Casa-Museu Medeiros e Almeida

 

NOTA: A investigação é um trabalho permanentemente em curso. Caso tenha alguma informação ou queira colocar alguma questão a propósito deste texto, por favor contacte-nos através do correio eletrónico: info@casa-museumedeirosealmeida.pt

Autor

John Hoppner
 (1758-1810)

Data

1780

Local, País

Inglaterra

Materiais

Óleo sobre tela

Dimensões

Alt. 75cm x Larg. 61cm.

Category
Pintura Inglesa