SALA DOS LEQUES
Inauguração da Exposição
ARMAS DE SEDUÇÃO – Leques Europeus dos Séculos XVIII ao XX
(English below)
A Casa-Museu Medeiros e Almeida inaugura a sua nova Sala dos Leques com a exposição “Armas de Sedução – Leques Europeus dos Séculos XVIII ao XX”, destacando uma seleção da vasta e relevante coleção de 210 leques reunida por António de Medeiros e Almeida.
Esta coleção, uma das mais significativas em Portugal e a maior presentemente em exposição, inclui leques que abrangem diversos períodos históricos e contextos de origem, tanto europeus como asiáticos, e que representam variadas tipologias estéticas e formais.
A nova sala, que pela primeira vez apresenta ao público 72 leques inéditos, organiza a exposição de forma cronológica, narrando a evolução histórica do leque europeu entre os séculos XVIII e XX.
Com um claro propósito didático, a exposição apresenta aos visitantes os vários elementos da anatomia do leque, assim como as suas diferentes tipologias e a curiosa “Linguagem do Leque”. A museografia da sala inclui, além das vitrinas, quatro armários de gavetas com iluminação própria, proporcionando ao público o acesso a uma reserva visitável.
Entre os leques mais notáveis da coleção, destacam-se aqueles que pertenceram a figuras históricas como D. Amélia, última rainha de Portugal, e Eugénia do Montijo, Imperatriz da França, bem como peças assinadas por artistas de renome como Giuseppe Pirovani e Edmond Hédouin.