Possui a Casa-Musseu na sua colecção duas secretárias da tipologia vulgarmente denominada por mazarina, decorada com marchetados em tartaruga e latão.
A tipologia, característica da 2ª metade do século XVII francês. corresponde a uma secretária formada por dois corpos de (3) gavetas unidos por um tampo e batente recuado assentando cada um deles sobre quatro pés ligados por tavejamento cruzado. A difusão deste modelo deu-se com o marceneiro francês André-Charles Boulle (1642-1732) que o popularizou, com o seu gosto decorativo de marchetados em materiais diversos e contrastantes.
As secretárias da colecção Medeiros e Almeida, não constituem um par uma vez que, apresentam decoração diferente. Ambas são inspiradas no vocabulário decorativo de grotescos de Jean Bérain (1640-1711) seguindo o esquema ornamental proposto por este desenhador, a decoração tanto do tampo, como das gavetas e ilhargas, está organizada simetricamente partindo do centro, no qual encontramos dosséis, panejamentos, grinaldas, festões, mascarões dos quais se suspendem figuras que dançam, tocam e brincam. As pernas em estípide também decoradas com marchetados seguem o modelo tradicional esquinado.
Nascido em 1642, André-Charles Boulle frequentou o atelier de seu pai, tendo-se tornado mestre em 1666, trabalhando inicialmente no colégio de Reims e a partir de 1672, nas Galerias do Louvre onde foi alojado por Luís XIV. Do seu casamento com Anne-Marie Thiblemont nasceram oito filhos, dos quais quatro foram ebanistas, no entanto, nenhum deles teve descendência o que levou à extinção da família Boulle em 1754.
Desenhador e gravador exímio, Boulle popularizou uma técnica de marchetaria já existente, ao implementar um sistema mais produtivo e rápido: colava várias folhas de material que eram cortadas em simultâneo a partir de um modelo em papel onde estava a decoração pretendida, o que lhe permitia ter de uma só vez, matrizes decorativas para várias peças. A sobreposição de folhas levava a que houvesse sempre uma matriz decorativa em positivo de fundo escuro (partie) e outra em negativo de fundo claro (contrepartie). Boulle recorria ao uso de folha de ouro e outros metais, a papel colorido que colocava por baixo da folha de tartaruga de forma a criar o efeito ou a cor pretendidos e que depois eram coladas no esqueleto do móvel (em geral feito de madeira de carvalho). As partes não cobertas pelo marchetado eram folheadas a ébano, pau violeta, etc. As peças eram guarnecidas com uma função prática como dobradiças, espelhos de fechadura e puxadores, sendo estes assimilados no programa ornamental da peça.
Boulle recorria também a outros artistas, para a elaboração dos seus trabalhos. Podemos citar, Charles Le Brun (1619-1690), Jean Bérain (1640-1711), Gilles-Marie Oppenord (1672-1742) e Robert Cotte (1656-1735) arquitectos, pintores e decoradores que lhe forneceram modelos para móveis, ou diversos escultores que conceberam protótipos para bronzes decorativos. Trabalhou também com variados relojoeiros, fornecendo-lhes caixas para relógios. Colaborou ainda com douradores e com marchands-merciers.
Durante mais de 50 anos trabalhou para os Batiments du roi (entidade que superintendia na construção e manutenção das residências reais e nas manufacturas suas fornecedoras) sendo possível encontrar trabalhos seus nos palácios de Versailles, Fontainebleau, Marly e Trianon, tendo como clientes o rei e o irmão, o Delfim, a Delfina, a duquesa du Berry, ou o príncipe de Condé. Em paralelo, Boulle trabalhava privadamente para a nobreza (francesa e estrangeira) e alta burguesia pelo que, encontramos trabalhos seus na posse de Filipe V de Espanha, do Eleitor de Colónia José Clemente…
Proveniência:
As secretárias foram ambas adquiridas por Medeiros e Almeida em Julho de 1971, a um habitual fornecedor, o antiquário Maurice Chalom que tinha a sua galeria no número 21 da Place Vendôme em Paris. As duas peças custaram 115.000 francos franceses.
Cristina Carvalho
Casa-Museu Medeiros e Almeida
NOTA: A investigação é um trabalho permanentemente em curso. Caso tenha alguma informação ou queira colocar alguma questão a propósito deste texto, por favor contacte-nos através do correio eletrónico: info@casa-museumedeirosealmeida.pt
Marceneiro: André-Charles Boulle (1642-1732) Desenho: Jean Bérain (1640-1711)
c. 1690
prov. Paris, França
Pau santo (trás), nogueira (esqueleto) com revestimento de folha ébano, folha tartaruga, folha latão, bronze e pau-rosa
Alt. 64cm x Comp. 114cm x Larg. 64cm (FMA 39) Alt. 79 x Comp. 119cm x Larg. 71,5cm (FMA 41)