Secretária – sofa-table

Secretária – sofa-table

John Mclean and Son (?)

Inglaterra – c. 1810 (?)

Madeira de carvalho (?), pau-santo, bronze e couro

 

 

Secretária à grega de forma rectangular, folheada a madeira de pau-santo, com tampo coberto por couro gravado a ouro. Remate metálico em gradinha em três faces. Cintura com quatro gavetas, duas das quais fingidas, com filetes metálicos e puxadores de argola com espelho em forma de cabeça de leão, em bronze dourado. Cantos decorados / protegidos por “tremidos” em bronze. Assenta em duas pernas em forma de lira com fios metálicos, das quais saem as pernas terminadas em rodízios, que lhe permitiam ser deslocada e assumir funções diversificadas.

 

Designada por sofa-table este tipo de mesa podia ser colocado como apoio atrás de um sofá ou ainda, como neste caso, ser também usada como secretária. Muito populares no início do século XIX, coincidem com o período regência de Jorge III (1811-1820), em que o gosto pela austeridade das linhas de influência clássica é reinterpretado de forma excessivamente ornamentada com motivos clássicos, egípcios, orientais. Neste caso, o carácter da designação à grega, advém das pernas em forma de lira.

Entre os marceneiros da época que realizaram este tipo de trabalho, sobressai a firma de John Mclean (1770-1825) a cujo estilo esta mesa pode ser afiliado. Com loja aberta em Londres, em Little Newport St. desde 1770 e em Upper Marylebone St. a partir de 1790 até 1825, ano do encerramento da empresa, Mclean and Son destacou-se pelos móveis de gosto de linhas clássicas. Distintivo do seu trabalho é a decoração a bronze, em particular, o uso do motivo de “tremidos”, que aqui vemos a decorar e proteger os cantos, como sucedia no mobiliário francês de final do século XVIII e transposto para o mobiliário inglês desta maneira. Usou ainda os folheados em pau-santo sobre estrutura de carvalho, como neste caso.

Conhecendo-se poucos móveis marcados (por etiquetas da oficina) por Mclean, apenas é possível atribuir-lhe a autoria de diversas peças por aproximação formal e estética, existindo outras mesas muito semelhantes a esta, que lhe são atribuídas ou então designadas à maneira de. Todas as características atrás referidas levam-nos a levantar a possibilidade de atribuir a autoria desta mesa à oficina de John Mclean and Son.

 

 

Cristina Carvalho

Casa-Museu Medeiros e Almeida

Material

Madeira de carvalho (?), pau-santo, bronze e couro

Medidas

Autor

John Mclean and Son (?)

Data

C.1810 (?)

Local

Inglaterra

Category
Mobiliário Inglês